26 janeiro 2015

Cabelos: Alisar ou não o Cabelo em Casa?

Olá pessoal! O assunto é sobre Alisamento dos Fios, irei falar a minha experiência e ao mesmo tempo dar dicas sobre o assunto. Nos dias de hoje, muitas mulheres recorrem a este tipo de procedimento, em busca de fios disciplinados, sem volume e para deixar de lado secador/chapinha! Venha conferir!
Alguns dias atrás, eu recebi uns comentários de uma mulher, falando que ela tinha alisado os fios em casa, que por consequência disso, os fios se tornaram elásticos, quebradiços e com muita queda. Por aí vemos se é ou não seguro alisar os fios sozinhos?! Não estou aqui para falar sobre o que é certo ou errado, mas vou falar sobre os dois lados, o de alisar no salão ou em casa!

1 – Alisar os Fios em Salão: Quando você procura um salão, você está disposta a pagar mais de R$ 200,00 (depende do local e de qual procedimento que quer fazer), para sair com os fios lisos. Quando você está pagando por algo, e se der problemas é claro que você tem como recorrer a isso. Exemplo: Quando ocorrer de alisar em algumas partes e em outras não, você tem direito de voltar ao salão e pedir retoque!

Procure referências, fotos de procedimentos anteriores, pergunte qual é a marca dos produtos que o profissional vai usar, até porque informações nunca são demais. E claro, se você fez algum procedimento antes procure informar o profissional, para que não ocorram problemas depois. Geralmente os salões costumam vender kits para usar em casa, para manter os fios, seria interessante ter os produtos!
Dependendo do procedimento tem duração de 4hs ou mais, mas isso é de profissional para profissional, tamanho de cabelo, entre outras coisas.

2 – Alisar os Fios em Casa: Primeiro de tudo, você sabe realmente fazer? Não é porque viu “fulano” fazendo, que você acha que sabe. Existe todo um passo a passo, que de maneira nenhum deve ser pulado!

Cabelos que não são hidratados, nutridos, que não são cuidados diariamente, que sofre sempre com químicas em cima de químicas, que vive de secador/chapinha, tinturas a cada 15 dias, a probabilidade deles ficarem elásticos, quebradiços e com muita queda, depois de um alisamento feito em casa, são de 99%.  Não posso deixar de falar que conta também qual a marca que você escolheu para poder alisar em casa!
Você já tem química nos fios? Não pode deixar de usar o shampoo anti – resíduos! Você sabe qual é o alisante para o seu tipo de cabelo? Sabe o tempo exato de deixar o alisante agir? Escovar e passar chapinha, não pode ficar de fora desse passo!

Eu acho errado, lojas de cosméticos venderem alisantes para pessoas que não são profissionais, deveriam ter uma fiscalização. Como não tem, o risco de fazerem errado em casa é muito maior, mas também a culpa cai sobre a pessoa mesmo. Eu tenho que confessar que já sim, alisei meu cabelo em casa e por contra própria!
O post vai ficar enorme, mas quero falar sobre a minha experiência, comecei lá em 2011 se não me engano alisando os meus fios. Na época a mulher cobrou R$ 150,00, o nome do procedimento que eu iria fazer era “Defrizagem”. Ficou a coisa mais linda, meu cabelo, muito liso, mas aquele liso solto. Três meses depois, eu voltei e retoquei as raízes, ficou aquele aspecto de “boi lambeu”, não curti, pois apenas a raiz estava bem lisa, e o preço de retoque foi o mesmo valor de como se eu estivesse alisando os fios inteiros!

O mais “espantoso”, era que ela usava um kit super acessível, para alisar os meus fios, era os produtos da Embelleze, aqueles da linha LisaHair, nada contra, adoro os produtos, mas fiquei sabendo tempos depois que, aquele é um alisante muito forte, e que era mais para cabelos afro! O kit você compra por menos de R$ 50,00 reais, sei que tem a mão de obra da profissional, que faz o valor do procedimento ser mais!
Quando chegou a vez do segundo retoque, decidi comprar o kit e arriscar a fazer por conta própria, era um vício isso, eu vivia “refém” de ter que alisar sempre, pois a raiz começava a crescer e ficava aquele cabelo volumoso, cheio de frizz, uma coisa feia! Alisei até 2012, depois disso abri mão de ser “refém” do alisante, e a minha “transição” foi tranquila, mas demorada, eu mesma cortava os meus fios, hoje em dia falta muito pouco para sair por completo à parte alisada!

Eu usava apenas o alisante e neutralizante. Olhem como era o meu passo –a – passo: Lembrando que eu fazia assim, não quer dizer que é o certo, e nem falando que devem fazer assim!
1 – Aplicava o alisante e deixava agir por 30 minutos.
2 – Depois enxaguava bastante os fios (muito, mas muito mesmo), com água corrente.
3 – Secava os fios com secador e depois passava chapinha.
4 – Depois de os fios lisos, eu aplicava o neutralizante e deixava agir por 15 minutos, e só depois lavava os fios com shampoo e creme!
Lembrando que independente de alisar em casa ou salão tem alguns cabelos que reagem com cascão, mas é temporário. Sabe aquele ditado popular, o barato sai caro?! Pense nisso, antes de fazer qualquer coisa!

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado! Contem - me qual é a sua opinião em relação a este assunto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário sua participação é muito importante!

Criado por: Jaqueline Layout Personalizado.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...