03 novembro 2014

Argiloterapia: Essencial em Tratamentos Corporais!

Olá pessoal! Que argila é uma ótima aliada da beleza todo mundo já sabe, certo?! Pensando nisso o assunto de hoje é sobre a Argila em Tratamentos Estéticos Corporais. Venha conferir!
Definição: ARGILA s.f. (grego árgilos), 1 – Rocha sedimentar de tonalidades diversas que, embebida com água, forma uma pasta plástica (barro), que pode ser moldada e endurecida por cozimento. 2 – Barro¨ (LAROUSSE Editora Ática, Dicionário da Língua Portuguesa, 2001).¨

Composto por partículas extremamente pequenas de silicato minimizado (ou silicato de alumínio), além de diversos oligoelementos, destacando entre os minerais encontrados, o silício – segundo elemento mais abundante na natureza.

As argilas são compostas de minerais definidos como silicatos de alumínio hidratados. Suas composições variam e são ricas em sílica, alumínio, ferro, cálcio, sódio, potássio, magnésio e outros específicos de cada origem. 
Pelo Conceito Da Geoterapia: Pratica medicinal alternativa que promete a cura e a manutenção de um corpo saudável por meio da aplicação de barro, terra e argila diretamente na pele ou pela sua ingestão.

Extração: As argilas são extraídas de sedimentos marinhos, terrestres, aquosos ou secos. E locais isentos de contaminação, em média coletadas á de 30 metros de profundidade podendo ser secas ao sol ou estufas. Porém, as diversas constituições das argilas não modificam suas principais atuações, promovendo a ação absorvente, cicatrizantes e antissépticas.

Função: Os minerais encontrados nas argilas funcionam como potenciadores de determinados efeitos, conforme a sua concentração.
Ação das Argilas no Tratamento Corporal: Quando se trata de associar argilas em tratamentos estéticos ela tem a função de reduzir a inflamação, favorecer a reprodução celular, sendo assim reduzir o acúmulo de substâncias tóxicas, proteger, nutrir e restaurar a camada córnea. Promover a umectação, hidratação, nutrição, tratamentos para estrias, flacidez e redução de medidas (poderosa hein?!).

Quando precisar de desintoxicação tecidual (é com ela também) – eu prefiro optar pela aplicação de argila verde, associada com estimulação local (microcorrentes e massagem manual), hidratação corporal (manter o equilíbrio hídrico da pele), Drenagem Linfática Manual (diminuir o edema residual) e massagem relaxante.

Hidratação, nutrição e máscara tensora: É com ela mesma, opte pela argila rosa, associada com Drenagem Linfática Manual (reduzir o edema), eletroestimulação com microcorrentes (aumentar a microcirculação arterial) e hidratação corporal (manter o equilíbrio hídrico da pele).
Máscaras Corporais:
Crioterapia (Bandagem Fria): Na crioterapia temos um resfriamento dos tecidos. O cérebro recebe a mensagem que o organismo está sofrendo uma queda de temperatura, e imediatamente são acionados os mecanismos de perda calórica utilizando as reserva de gorduras. Para potencializar este efeito de resfriamento, associar ao tratamento crioterápico a argila verde.

Redução de Medidas e Celulite: A utilização de argila verde e rosa através do enfaixamento com ataduras umedecidas com solução de substâncias redutoras e estimulantes como a cafeína, gengibre e ginko biloba, auxiliam na modelagem corporal e promovem a ação de princípios ativos, proporcionando a dissolução de células adiposas.
Oligoterapia: A Oligoterapia é um tratamento cuja finalidade é de restabelecer o equilíbrio bioquímico. Este tratamento equilibra as carências e excessos encontrados no organismo que podem acarretar imperfeições estéticas, como a celulite, flacidez e gordura localizada. A oligoterapia deve ser associada aos tratamentos estéticos convencionais, que vão atuar de acordo com as particularidades pessoais, para repor minerais com baixa dosagem no organismo.

Talassoterapia: É a técnica que utiliza a água do mar e algas com finalidades terapêuticas e para tratamentos preventivos de cuidado com a pele, como exemplo:

- Banhos de água do mar (a água do mar é uma substância rica e equilibrada, contendo todos os elementos necessários para a vida celular).
 - Oclusão com produtos contendo algas (as algas têm a propriedade de concentrar estes elementos em uma quantidade maior que a água do mar).
- Massagens com cremes a base de algas marinhas.
A talassoterapia pode ser associada à utilização de argila verde para desintoxicação e redução de medidas.

O seu efeito é de imediato, pois quando aplicada à pele, promove um aumento da circulação superficial, favorecendo um maior aporte de oxigênio e nutrientes necessários ao metabolismo celular, trazendo benefícios a diversos tratamentos em estética, como: envelhecimento cutâneo, acne, flacidez, celulite e outros.

Ela funciona como desintoxicante metabólico e esta ação se dá devido a sua capacidade de absorção de toxinas. Quando aplicada à superfície cutânea, estabelece um sistema de troca, onde retira as impurezas da profundidade da pele e cedem, em troca seus elementos naturais e indispensáveis ao metabolismo orgânico.
No caso de desintoxicação a argila verde é utilizada para absorver as toxinas, estimulando a circulação sangüínea e linfática, promovendo a umectação natural da pele.

Preta: Argila rara com elevado teor de silício, alumínio de titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação adstringente além de contribuir com a renovação celular. Efeitos: anti-inflamatório, cicatrizante, tensor e desintoxicante. Peles Envelhecidas e Cansadas.

Verde: Rica em silício e diversos oligoelementos. Desinfiltra o interstício celular, é esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea. Efeitos: Desintoxicante e adstringente. Peles Oleosas.

Vermelha: Rica em silício, ferro e oligoelementos. Regula a microcirculação cutânea, sendo recomendada para peles sensíveis, com couperose e avermelhadas. Efeitos: regulador e tensor.

Amarela: Rica em silício, alumínio e oligoelementos. Resulta em efeito tensor e ativador da circulação produzido pelo ferro, além do seu maior teor de potássio. Contribui para equilíbrio iônico e hidratante do gel celular. Efeitos: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.  

Marrom: Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação, além de contribuir, com efeito, equilibrador e revitalizador. Efeitos: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante. Peles Mistas e Desvitalizadas.

Branca: Rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos. Promove aumento na oxigenação de áreas congestionadas, a uniformização pela esfoliação suave e regula a queratinização. Efeito: Revitalizador. Peles Sensíveis, Desidratadas e Manchadas.

Argila Rosa: É a mistura da argila branca e vermelha. Elimina o excesso de oleosidade e as toxinas. Efeito antisséptico, adstringente, cicatrizante e suavizante.

O tratamento com argila é um tratamento complementar ou não, depende de como você deseja usar, exemplo: Utilizou algum aparelho, ou fez algum procedimento manual, e para finalizar, aplicar a argila nas regiões escolhidas (abdômen, coxas, etc...), e envolver com ataduras de crepe previamente umedecidas. Deixar no corpo por 30 minutos ou de acordo com sua preferencia!

São muitas opções de cores de argilas, muitos efeitos, cabe a você escolher qual se encaixa melhor na sua necessidade. Há varias opções de dissolvê-las, em breve ensinarei algumas!
Caso queira fazer em casa tratamento com argila, vou passar protocolo, ou se preferir procure uma esteticista!

Protocolo:
1ºPasso: Higienizar o local da aplicação.
2ºPasso: Esfoliação Corporal no local da aplicação ou no corpo todo.
3ºPasso: Aplicar Argila nas regiões escolhidas, e envolver com ataduras de crepe, previamente umedecida.
4ºPasso: Deixar no corpo por aproximadamente 30 minutos.
5ºPasso: Retirar tudo, limpar e aplicar Loção Hidratante e Realizar a Massagem Clássica/Modeladora ou Drenagem Manual Linfática.

Então é isso pessoal, espero que gostem! Contem – me qual é a sua cor preferida!

4 comentários:

  1. Gosto de trabalhar com argila dá um bom resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, amo muito os resultados. Mas é muito chatinho para remover!!

      Excluir
  2. Resultado excelente,quando mais nova saiu muitas espinhas de uma só vez. Usei todos os dias argila verde com água mineral, secou tudo sem deixar nem cicwtrci.

    ResponderExcluir
  3. Alguém ja usou nas estrias pra mim é novidade

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário sua participação é muito importante!

Criado por: Jaqueline Layout Personalizado.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...