11 março 2013

Os Tipos de Pele!

Oi pessoal! Hoje no blog começo falando sobre o primeiro passo fundamental que é a: Limpeza da Pele, mas antes de fazer a limpeza de pele você deve conhecer o seu Tipo de Pele, para saber quais produtos usar!
Pele Normal: É definida como sem sinais visíveis de lesões ou sensação de desconforto. Resulta de um equilíbrio de toda epiderme (queratinização, descamação, secreção sebácea e suor), ou seja, ter um manto hidrolipídico equilibrado. Existe uma harmonia entre flexibilidade, elasticidade e coloração cutânea; tem aspecto liso, elástica e não brilhante, lembrando a pele de uma criança.
Pele Oleosa: A pele normal elimina em quantidades mínimas, porém constantes sebo e gordura epidérmicas que irão formar junto com o suor uma película hidrolípidica recobrindo a camada córnea, ajudando na coesão, lubrificação e proteção da mesma. Quando as glândulas sebáceas produzem mais sebo que o necessário a pele se torna gordurosa; a diferença entre a pele gordurosa fisiológica e patológica é difícil definição. 
   - Exame Clínico: Pele brilhante, poros dilatados principalmente testa, nariz e mento; tem tendência a formar comedões, geralmente é uma pele pálida, com tendência a irritação principalmente na região médio facial. A irritação e a inflamação da pele oleosa devem-se principalmente pela oxidação da substancia graxa em excesso; o aumento da produção sebácea com o retardo da eliminação do sebo leva a contaminação bacteriana no folículo pilo sebáceo.
Podemos diferenciar 02 tipos de Peles Oleosas:

- Gordurosas Resistentes, que tem tendência a um envelhecimento mais lento.

- Gordurosas Avermelhadas, são mais frágeis.

Pele Seca: É caracterizado pela sensação de pele tensa, rugosa e descamativas, geralmente é sinônimo de diminuição da barreira do extrato córneo, com o aumento da perda de água. A pele é fina, opaca, com tendência a formação de rugas, facilmente irritável. 
02 tipos de Pele Seca são observados: 

- Adquiridas: Peles que estão secas devidas a fatores externos:
* Radiação solar acumulada.
* Exposição a externos de temperatura: Frio, Calor, Vento e Umidade.
* Exposição a agentes químicos: Detergentes, solventes, etc.
* Medicações tópicos: ac. Retinóico, etc.

- Constitucional:
* Pele frágil: Intermediaria entre pele normal e seca, pele fina eritematosa e/ou rosaceiforme.
* Pele senil: Secura da pele e atrofia.

Pele Mista: Alteram entre secas e oleosas, associam entre placas seborreias no plano médio facial e placas de xerose (atrofia cutânea e leve descamação).

A limpeza de pele faz- se de acordo com o tipo de pele da pessoa: Que pode ser dividida em pele: Normal, Oleosa, Seca e Mista.

Espero que tenha sido útil para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário sua participação é muito importante!

Criado por: Jaqueline Layout Personalizado.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...