16 setembro 2013

História da Massagem:

Oi pessoal! Dá pré – história aos dias atuais, a massagem faz parte da humanidade. A História da Massagem é tão antiga quanto à do homem.
Estudos arqueológicos indicam que, já na pré – História, o homem promovia o bem – estar geral e adquiria proteção contra lesões e infecções por meio de fricções no corpo.
Seriam os primórdios do que hoje se entende por massagem. Há também registros de que civilizações da Antiguidade, como Egípcios, Hindus, Gregos, Romanos, Chineses e Japoneses, cerda de 300 a. C., fizeram referencias sobre os benefícios da massagem para o bem – estar.
Os primeiros a reconhecer as propriedades curativas dessa técnica de friccionar o corpo foram os chineses, que assinam a literatura mais remota que se tem notícia: O texto médico Nei Ching, Escrito 2800 a. C.
A palavra massagem é de origem grega e significa amassar.

Depois dos Chineses, o pai da Medicina, o grego Hipócrates, fez uso das propriedades terapêuticas da massagem, que ele denominou “anatripisis”, cujo significado é friccionar pressionando os tecidos.
A expressão foi traduzida para o latim como Frictio e permaneceu em uso nos Estados Unidos até 1870. Frictio significa fricção ou esfregação.

A massagem pode ser definida como o uso de diversas técnicas manuais, através de uma compressão metódica e rítmica do corpo, ou parte dele, para que se obtenham efeitos terapêuticos como:

Relaxamento da musculatura,
Alivio do estresse,
Mobilização de estruturas variadas,
Alivio da dor,
Diminuição do edema,
Prevenção de deformidade e,
Promoção da independência funcional de um indivíduo.
Atualmente a massagem é considerada uma ciência, uma vez que muitos efeitos relacionados a este recurso foram estudados e apesar das diversas técnicas, todas possuem a mesma origem: A Massagem Clássica.

Dentre os efeitos da massagem destaca – se:

Aumento do metabolismo.
Mobilização dos líquidos teciduais.
Auxílio da reabsorção de restos metabólicos.
Analgesia.
Vasodilatação.
Resposta psíquica benéfica.
Espero que tenha sido útil para vocês! O assunto massagem vai ser frequente aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário sua participação é muito importante!

Criado por: Jaqueline Layout Personalizado.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...